362/2021 CLIFF WALKERS

O diretor chinês Zhang Yimou é daqueles que quando lançam 1 filme novo eu paro tudo e vou assistir.

Cliff Walkers é seu filme novo, representante da China para a vaga no Oscar de Filme Internacional e mais uma pedrada desde mestre.

Desde sua estreia como diretor no final dos anos 1980 com Sorgo Vermelho, Zhang Yimou só lança filme pelo menos ótimo.

Eu passei feliz a década de 1990 vendo filmes dele que me enchiam a alma e os olhos.

Clássicos como Lanternas Vermelhas, um dos meus filmes preferidos da vida com a Deusa Gong Li, Herói e o mais que incrível O Clã das Adagas Voadoras, filmes que trouxeram a exuberância colorida oriental (junto com alguns diretores soviéticos como Paradjanov) e a viagem de lutas voadoras de pessoas maiores que a vida, fizeram com que o cinema ocidental olhasse para o outro do planeta e aprendesse como fazer filmes de ação de formas nunca vistas antes, onde uma luta poderia ser mais linda que um filme inteiro de um esteta americano na época.

Cliff Walkers junta toda a história do metre Zhang Yimou e conta como 4 agentes treinados na União Soviética, no auge do comunismo, retornam a China em uma missão secreta e descobrem que foram traídos e podem ser mortos a qualquer momento.

Mas não se engane.

Um filme de espionagem e traição de Yimou não é parecido com nada que tenhamos assistido ultimamente.

Ele nos mostra formas únicas de nos contar histórias quase óbvias, dando possibilidades inovadoras a narrativa cinematográfica, o que sempre me deixa de olhos arregalados porque eu nunca vejo o que eu esperava nos filmes do diretor chinês.

O filme já começa com os 2 pés no peito do espectador onde os 4 agentes comunistas descem de paraquedas em uma floresta coberta de neve e por ela precisam atravessar para não serem descobertos como espiões.

Yimou é um diretor esteta por excelência e não importa qual história conte, essa história vai ser a mais linda possível.

Mesmo um filme de espionagem, de traição e vingança como Cliff Walkers é lindo, lindo, lindo, como não esperaríamos de forma alguma.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s