038/2022 STRAIGHTEN UP AND FLY RIGHT

Que filme, minha gente, que filme.

As surpresas vindas do Slamdance não param e essa comédia romântica caótica é a prova de que o cinema indie americano está mais vivo que nunca.

Mas o indie mesmo, não os filmes milionários cheios de artistas famosos de Hollywood que passam em Sundance pagando de pobrezinhos.

Straighten Up and Fly Right conta a história de Kristen, uma jovem que vive sem dinheiro em Nova York, tentando se virar sendo “passeadora de cachorros” em meio a um inverno brutal e um aviso de despejo.

Tudo isso enquanto sonha em ser escritora.

Fácil?

Além disso tudo, Kristen sofre de uma forma extrema de artrite que faz com que ela fique encurvada, como se ela tivesse uma super corcunda.

Kristen passa a vida olhando para baixo, para os pés das pessoas e só se sente segura, ou melhor, só sente que ninguém está prestando atenção ao seu problema quando ela passeia com os cachorros.

Em todos os outros momentos ela é xingada, percebe que as pessoas riem quando passam por ela e até sua vizinha, uma criança bem cruel, que mais parece um demoniozinho que fica falando absurdos para a inválida.

Mas Kristen não é aquela mulher que fica se remoendo em casa, até porque ela não tem casa e nem tem com quem chorar.

Ela batalha, tem um senso de humor inacreditável e seus pensamentos, que a gente ouve pelo filme, são das coisas mais engraçadas que vi ultimamente.

Os diretores e roteiristas Kristen Abate e Steven Tanenbaum, que vivem a própria Kristen e seu amigo/interesse amoroso Steven, também com a mesma doença, fazem um filme totalmente poderoso, engraçado e sem nenhuma vergonha.

Inclusive o título do filme tem a ver com “endireita esse corpo”, que é o trauma de Kristen, título esse explicado ali abaixo no vídeo.

As piadas sobre a dupla com a doença e as piadas que a própria dupla faz, geralmente só em pensamentos, são demais.

E a direção do filme é de aplaudir em pé.

As escolhas estéticas do filme vão ao encontro do roteiro ousado, fazendo que todas as personagens do filme tenham força, tenham propósito e principalmente, estejam lá por um motivo.

Straighten Up and Fly Right é daqueles filmes que se passasse numa Mostra de Cinema de São Paulo sairia como um dos preferidos do público, sem a menor dúvida, de tão fofo e punk que é o filme, tudo ao mesmo tempo, já que o filme venceu o Grande Prêmio do Juri do Slamdance Festival 2022.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Já que o filme ainda não tem um trailer, eu coloco aqui a música do Nat King Cole que dá título ao filme, que conta a história de um urubu que convida um macaco pra dar uma volta e lá no céu ele tenta derrubar o macaco, pedindo pra que ele endireite o corpo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s