360/2022 AS BESTAS

As Bestas é o espanhol sensação em Cannes 2022 e em alguns outros festivais bacanas.

O filme é aquele drama que eu amo, de tirar o chão.

O filme é de uma violência pulsante, crônica da desgraça anunciada.

Mas mesmo assim, ou por isso mesmo, a tensão é tanta que se você roer unhas, prepare-se pra terminar o filme com os dedos em carne viva.

As Bestas são Xan e seu irmão Lorenzo, vizinhos toscos, burros e violentos do casal francês Antoine e Olga que se mudaram para o interior espanhol para terem uma vida tranquila cultivando orgânicos, ajudando os vizinhos a cuidarem mais da terra e ainda assim são odiados e ameaçados pelos irmãos por serem contrários a venderem sua terra para empresários “carniceiros” construírem estações eólicas e acabarem com a história local.

O problema é que os tais vizinhos toscos se acham no direito de resolverem a situação de qualquer maneira, já que se um não vender, os empresários não vão comprar. E como os irmãos nasceram no lugar e não tem onde cairem mortos, eles querem o dinheiro porque acham que vão ficar ricos.

O diretor e co-roteirista Rodrigo Sorogoyen (dos ótimos O Reino e Mãe) consegue aqui nos deixar nervosos o suficiente não só pra torcermos para os franceses ameaçados mas também torcer pra que os irmãos sofram de alguma forma.

A simplicidade dicotômica do roteiro, ou o óbvio ululante, de vez em quando é necessário para que a gente tenha consciência de um problema maior, quase filosófico.

Como no outro grande filme espanhol do ano Alcarràs, onde a história, o sonho, a família, acabam ruindo bem devagarzinho sucumbindo ao progresso e à ganância explícita.

Sorogoyen faz seu filme como um horror da vida real, um filme desesperador mesmo sendo um drama que se desenrola num microcosmo político.

O elenco principal perfeito vivido pelo francês Denis Ménochet (o Peter Von Kant, um dos grandes atores do ano) e pelo espanhol Luis Zahera, aliados à cinematografia primorossa e a grande direção, muito graças ao roteiro perfeito, fazem de As Bestas um dos grandes filmes do ano e uma das grandes surpresas deste finalzinho de 2022.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

Advertisement

Um pensamento sobre “360/2022 AS BESTAS

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s