Site icon Já Viu?

041/2026 THE SECRET OF ME

Este poderia ser um filme sobre uma pessoa trans. Mas não é. In 1995, a Louisiana college student discovers a disturbing truth about herself through a textbook.

No início deste documentário, Jim, o “personagem” principal do filme, o dono do segredo do título diz: ëste poderia ser mais um filme sobre uma pessoas trans. Quase. Mas não é”.

Até os 20 anos de idade Jim era chamado de Kristi e viveu como mulher.

Um dia, lendo um texto na faculdade, descobre que ela era uma pessoa intersexo.

Jim nasceu com os cromossomos XY.

E genitália atípica.

Sob recomendação de um médico, os pais da criança resolveram realizar uma cirurgia no bebê para criar órgãos genitais femininos. E nunca lhe contaram.

Kristi cresceu como menina, uma moleca, como Jim e suas amigas contam e quando seu corpo deveria se desenvolver, sua mãe, de novo sob mandos médicos, começou lhe dar hormônios para ela “ser mocinha”.

Foi só na universidade que Jim tomou conhecimento do que era intersexo e percebeu quem ele realmente era.

E daí começa uma nova fase da vida para ser quem realmente é, quem deveria ser desde o início de sua vida.

E ao se descobrir, Jim se revolta com tudo e com todos e pretende um dia, confrontar o médico que “doutrinou” seus pais e fazerem o que fizeram.

Jim se torna um ativista da causa intersexo, um homem bem vocal e bem politizado, o que é muito legal de se ver, principalmente por não seer um “tema da moda”.

Mas o que seria o ápice do filme, o encontro de Jim com o médico, é o maior banho de água fria do ano, uma decepção cinematográfica e uma decepção filosófica.

The Secret of Me é um filme que dialoga com o documentário iraniano concorrente ao Oscar 2026 Rompendo Rochas, onde a vereadora Sara Shahverdi sofre o perigo de ter que passar por uma cirurgia de redesognação sexual porque a justiça iraniana acha que ela é masculina demais para ser mulher.

Mas ela não acha e faz o que pode e o que não pode para não passar por isso.

Aqui, resolvem por Jim o que ele deve ser a partir de uma percepção distorcida que não deveria, como ele diz, ser resolvida por ninguém que não ele. Muito menos por um médico “carniceiro”.

Um horror de história em um filme quase bem ruim, infelizmente.

NOTA: 🎬🎬🎬

Exit mobile version