Um dos filmes mais legais que vi na Mostra de SP é esse indiezão americano O Mau Exemplo de Cameron Post.
O filme é baseado em um livro que fez sucesso por lá e conta a história de uma garota, a Cameron do título, pega pelo namorado na noite da formatura transando com sua melhor amiga.
Interior americano, início dos anos 1990, Cameron é órfã, mora com a tia que resolve mandá-la para um campo de conversão ou de cura gay, aqueles sítios doidos que eles tem por lá onde a promessa é que os jovens homossexuais saiam de lá curados desse mal.
O campo é bizarro, se chama A Promessa de Deus, foi criado por uma psicóloga qualquer que diz ter curado o seu irmão, que inclusive é um dos tutores do campo junto com sua noiva, também uma ex-gay curada.
O legal do filme é que ele tem uma vibe meio filme adolescente fofo só que trata de assuntos bem sérios e pesadinhos.
O elenco é ótimo, com a Chloe Grace Moretz arrasando demais como Cameron, que logo aprende que para se dar bem no campo, tem que falar o que os caras querem ouvir para assim ir ganhando privilégios como receber cartas, telefonemas.
Só que o que acontece com os adolescentes lá dentro é bem diferente: eles fumam maconha, vão dar caminhadas longas pela floresta em volta do campo, roubam umas coisas quando vão fazer passeios em livrarias, tudo o que adolescentes fariam para burlar as regras, inclusive, se pegam e se beijam muito na calada da noite.
Alguns com culpa e outros nem tanto.
O roteiro do filme é ótimo, na medida, sem moralismos e muito menos sem bravatas, o que é bacana demais, deixando as conclusões óbvias a serem tiradas por quem assiste.
E o óbvio, nesse caso, é como deveria ser em um mundo razoável, tenham certeza.
E pra terminar, O Mau Exemplo de Cameron Post tem um dos melhores finais de filme do ano.
NOTA: 🎬🎬🎬🎬1/2

