278/2021 WHO KILLED THE KLF?

Nem Velvet Underground, nem Beatles, nem Stone Roses, nem Massive Attack nem ninguém: a banda que eu mais amo e venero e ouço e piro na vida é The KLF, a dupla que juntou caos e dance music nem nível nunca visto nem ouvido antes e nem depois.

Nos anos de 1990 não teve pra mais ninguém: eles criaram, apareceram, se tornaram a banda com mais músicas no topo das paradas, inventaram como usar o sampling direito, bateram recordes, ficaram milionários, brigaram com todo mundo, não se venderam, fizeram um filme que ninguém viu, fizeram clipes que todo mundo viu, queimaram 1 milhão de libras esterlinas literalmente, ganharam mais dinheiro e sumiram, acabaram e o KLF mórreu.

Neste documentário excelente, todo criado a partir de áudios exclusivos da dupla formada pelos grandes Bill Drummond e Jimmy Cauty a gente descobre que o KLF foi ainda maior que tudo isso, que obviamente é possível que arte, tecnologia e ideologia co-existam.

E o melhor, que funcionem.

Pra mim que sou fã de carteirinha, Who Killed The KLF? é quase que uma herança tardia, um filme para ser visto ajoelhado e com os olhos marejados.

Para quem não conhece a banda (como assim?), este documentário mostra o quanto é necessário ter um Chris Atkins, um diretor comprometido e talentoso por trás de tanto material inédito, que nas mãos de uma pessoa errada poderia se tornar um desses pseudo documentários musicais tão na moda hoje em dia baseado em material de arquivo que ninguém aguenta mais ver, sem novidade alguma, como se fosse um programa sem graça de algum canal musical de cabo.

Who Killed The KLF? é liçãozinha do que se fazer para tornar um material em filme, em cinema.

E o melhor, não é um filme hermético, só para os fãs, é filme sobre uma das maiores, se não a maior surpresa da indústria fonográfica inglesa, a história de 2 artistas geniais que não “se venderam”, não se dobraram ao “sistema”, fizeram o que quiseram, como quiseram, chegaram no maior patamar possível, ganharam dinheiro, cagaram pro dinheiro e continuam fazendo diferença até hoje.

NOTA: 🎬🎬🎬🎬🎬

Um pensamento sobre “278/2021 WHO KILLED THE KLF?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s