Site icon Já Viu?

MELHORES DE 2025: TOP 10

Keanu Reeves pro cinema, meu povo.

Há tempos que eu não tive tão poucos filmes que eu tivesse considerado #alertafilmão.

Vamos pro suado TOP 10.

Vou começar a lista com um hors concours, fora do concurso, menção especial para um dos meus filmes preferidos deste século, que na verdade é de 2024 mas eu só assisti no início de 2025, o absurdamente maravilhoso A Garota da Agulha.

O Último Azul é meu filme preferido de 2025 por alguns motivos óbvios: o filme brasileiro tem um roteiro lindo muito bem dirigido pelo Gabriel Mascaro, o realismo fantástico permeia o filme todo e não tem atriz melhor no mundo em 2025 que chegue aos pés de Denise Weinberg.

A Meia-Irmã Feia: desde pequeno eu aprendi que os contos de fada fofos europeus foram sempre baseados em histórias horrorosas e aqui a gente vê como a história da Cinderela deve ter sido de verdade: horror e violência numa quase comédia extrema.

Pecadores: quem diria que o melhor filme vindo dos EUA em 2025 fosse um horror sociológico de vampiros brancos querendo roubar (sugar o sangue) da cultura negra. Vai levar tudo no Oscar, se o povo parar de querer nos convencer que o filme do PTA é bom.

O Agente Secreto é o próximo capítulo perfeito pros gringos entenderem que cinema no Brasil não é palhaçada e que o que a gente viveu na ditadura de 1970 está batendo à porta do mundo todo. Nenhum ator em 2025 é melhor que o Wagner Moura.

A Única Saída: nada melhor que um filme do maior de todos Park Chan-wook e esta comédia vem atrapalhando os planos do Brasil na corrida ao Oscar 2026.

Nanjing: Luz na Escuridão é o representante da China no Oscar 2026 e é um dos filmes mais violentos dos últimos anos, contando uma história real, cruel e avassaladora, no pior sentido possível.

Sun Never Again é um filminho pequenininho de $$$ mas gigante da Sérvia sobre teimosia, resistência, cultura ancestral e muita luta de um homem que não quer vender suas terras para uma construtora porque quer seus netos vivendo com as histórias de seus ancestrais. Coisa mais linda.

The Tale of Silyan é a certeza de que o bom cinema, o cinema inventivo e criativo está mais vivo que nunca, nesse filme da Macedônia de novo, contando história de supremacia e ditadura em um país que vem resistindo a cada ocupação. Da diretora do meu preferido Honeyland.

Bugonia é mais um filme do Yorgos Lanthimos que desta vez contou mais uma história bizarra de maravilhosa sobre aliens e teorias da conspiração, num ano cheio de filmes ruins com teorias da conspiração.

It’s Never Over, Jeff Buckley é um dos grandes documentários de 2025, sobre uma das grandes perdas do rocknroll, o lindo e talentoso e malucaço cantor americano que se afogou numa bobeirada.

Exit mobile version