No primeiro ano pandêmico de nossa era, o que me salvou foram os filmes. E tenho certeza que não só a mim.
Fazendo essa lista fiquei feliz em perceber que vi(mos) muitos filmes maravilhosos nesse ano de ficar #emcasa.
Além desses 10 preferidos, mais listas virão: melhores horror, documentários, LGBTQ, posters e a lista do 11º em diante.
Mas agora vamos ao que viemos.
Hours Concours 2020: Nomadland. Eu assisti o filme dia 31 de dezembro então vou considerá-lo até como um filme de 2021, já que era o dia 366 do ano. E muito provavelmente estará na lista de melhores do ano 2 da pandemia.
10. O Oficial e o Espião: o Polanski é um ser humano odiável mas um diretor admirável.
9. Kajillionaire: 2020 foi o ano que eu me rendi a Miranda July.
8. Destacamento Blood / American Utopia: Spike Lee lançou 2 filmes em 2020 merecedores dessa lista, uma ficção linda e um filme de show que vai servir de referência daqui pra frente.
7. The Painter and the Thief: o documentário mais extraordinário que eu vi nos últimos anos, nível Honeyland.
6. Não Há Mal Algum: meu filme preferido da Mostra de SP, o filme iraniano, vencedor de Berlim 2020 é não só um, mas vários tapas nas nossas caras.
5. Bela Vingança: um dos últimos filmes que assisti em 2020 e que me deixou de queixo caído por quase 2 horas, elevando Carey Mulligan ao patamar de estrela que ela merece estar há tempos.
4. O Som do Silêncio: o filme punk que vira um drama e depois um melodrama e continua sendo punk até o final, com um genial Riz Ahmed.
3. Pacarrete: o filme brasileiro mais emocionante de 2020, culpa da nossa maior estrela Marcélia Cartaxo.
2. Possessor: um marco do cinema de horror pelo filho do Mestre Cronenberg. O body horror nunca mais será o mesmo depois de Possessor.
Meu filme preferido de 2020 é Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre: o filme que não saiu da minha cabeça desde que o assisti pela primeira vez. Uma aula de como contar uma história “banal” transformando em uma obra prima, com um elenco perfeito e o melhor título do ano.











Adorei a lista, muita coisa boa e 2 que eu não assisti, mas estão na minha listinha! Arrasou! 😀